Jesus, um embaixador!

Photobucket
Texto: Lucas 2:42-52.

Um embaixador tem entre 9 a 16 anos e Jesus como todo mundo passou por esta fase. Essa fase da vida deve ser encarada normalmente, como as outras fases: infância,pré-adolescencia, adolescencia, juventude, adulta e velhice. Em todas estas etapas, enfrentamos mudanças com as quais devemos nos adaptar. Devemos entendê-la como um processo normal do indivíduo, em direção à maturidade.

O que há de diferente é que dos onze/doze anos em diante todas as transformações (físicas, emocionais, intelectuais e espirituais), acontecem ao mesmo tempo e rapidamente.

Com Jesus não foi diferente. A bíblia nos informa apenas um episódio da adolescência de Jesus, episódio este que vamos analisar detalhadamente.

Jesus, um embaixador! , o desejo é fazer uma abordagem acerca da adolescência de Jesus, no intuito de instruir os os embaixadores de hoje.

1. Jesus, um embaixador que frequentava os cultos.

A prática de ir ao culto já era comum para Jesus, o versículo (22) diz que Jesus foi ao Templo pela primeira vez quando ainda tinha dias, já no versículo (40) diz que Ele crescia debaixo da sabedoria e graça de Deus. Antes de completar doze anos o filho só podia freqüentar os cultos na sinagoga, e era hábito dos pais levarem os filhos à sinagoga. Quando completou doze anos Jesus foi ao templo.

- A vida de vitória de Jesus, sem dúvida, deve-se ao fato de ele ser criado na igreja. O embaixador deve ter suas atividades seculares, como estudar, jogar bola, passear com os colegas, porém sua agenda deve ter como prioridade o culto ao Senhor. Vejam o versículo (46), quando Jesus desapareceu por três dias, o local onde o encontraram foi no templo.

2. Jesus, um embaixador que gostava de conversar(v.46).

É muito comum encontrarmos pessoas dizerem que adolescente fica mudo. Não é preciso ser assim. Um adolescente pode e deve ter amigos da mesma idade, porém é importante que o mesmo venha se interessar em conversar também com os mais velhos. Vejamos como pode ocorrer isso:

- Jesus sabia ouvir: Muitos adolescentes não sabem ouvir os mais velhos, desprezam a sabedoria vivida por esses homens. O adolescente não pode esquecer que eles já passaram por esta idade, por sua vez, já tiveram filhos adolescentes, vivenciaram duas vezes a realidade que você (embaixador), está vivendo.

- Jesus sabia perguntar: Tem um ditado que diz assim: "quem tem boca vai a Roma". Jesus, não estava perdido, embora seus pais pensavam que Ele havia se perdido. A melhor forma de começar um diálogo é perguntando, interrogando, não se limite tire suas dúvidas cruéis, pergunte aos pais, tios, avós, aos conselheiros, pastores, em fim pergunte, não engula qualquer coisa, não viva introvertido, solte suas dúvidas, faça como Jesus. Talves você está pensando se Jesus era como você, não tenha dúvida que sim. Ele era homem, tinha suas necessidades fisiológicas, desejos diversos, brincava quando criança.Jesus, diferente de Samuel não foi criado dentro do templo, pelo contrário foi criado com seus pais, com os colegas de Nazaré, Ele era um adolescente como você, o que Ele talves é diferente de muitos adolescente hoje é que: Ele sabia ouvir e perguntar.

Escrito por Pr. Jorge Alves Rodrigues





 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido