Ficar: sim ou não? (3-4)

Hoje iremos continuar o assunto que começamos semana passada: ficar é ou não é pecado? Semana passada falamos sobre os temas 1 e 2, hoje falaremos do 3 e do 4 e na próxima terça estaremos abordando os dois últimos pontos.

(1) FICAR É NAMORAR DE BRINCADEIRA (clique aqui para ler)
(2) FICAR É PRATICAR PARA VER SE VAI DAR CERTO (clique aqui para ler)
(3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL (leia abaixo)
(4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO (leia abaixo)
(5) FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO (clique aqui para ler)
(6) FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES. (clique aqui para ler)

Nosso objetivo é que você tire suas conclusões, então para isso vamos ao que interessa?


(3) FICAR É SUPRIR PROVISORIAMENTE A CARÊNCIA AFETIVA E SEXUAL
Este argumento é falho. O ser humano sempre foi carente de afeto, seja pela falta sentida na infância, seja pela solidão circunstancial e nunca houve necessidade de existir um relacionamento do tipo FICAR. Há um amor maior que nos conforta e supre a carência: O AMOR DE DEUS. Diz a Bíblia: Nós amamos porque Ele nos amou primeiro “(I Jo 4.19). Nosso amor por Deus deve ser maior que qualquer outro amor humano, mesmo por alguém que é objeto de nossos sentimentos: “Quem ama o seu pai ou a sua mãe mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor. Quem ama o seu filho ou a sua filha mais do que ama a mim não merece ser meu seguidor”(Mt 10.37).
Tenha certeza de que Deus vai te ajudar: “E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam.”. (Fp 4.19). Muito cuidado! Abraços e beijos podem se tornar uma armadilha do inimigo. Cumprimentar, abraçar, dar um beijo no rosto, é uma coisa. Exceder-se na saudação, dando lugar à licenciosidade e sensualidade, é outra. Cuidado! Fuja do pecado e da aparência do mal: “Abstende-vos de toda a forma do mal”(I Ts 5.22).


(4) FICAR É CURTIR TODO MUNDO NUMA BOA, SEM COMPROMISSO
Este pensamento não é um pensamento de um verdadeiro embaixador. É uma afirmação no mínimo irresponsável. É fruto da carência de normas no ambiente familiar. A palavra CURTIR tem diversos significados, mas aqui é utilizada no sentido de namorar, “transar”. Sinceramente, você se casaria com alguém que já FICOU com todo mundo e que, na realidade, nunca “ficou” comprometida com ninguém? Você aceitaria que sua irmã ou sua mãe se comportasse deste jeito? Ora, se isto é escabroso quando imaginado em alguém que é preciosa, que nos é querida, por que faz e acha interessante com as pessoas de outras famílias? Lembre-se do sábio Salomão, que em sua velhice exclamou com veemência: “Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: “Não tenho mais prazer na vida.”(Ec 12.1). Igualmente Paulo lembra algo muito importante a Timóteo, o seu filho na fé: “Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.”(I Tm 4.12). O Embaixador do Rei é um ser comprometido com Deus e com o ser humano, o que deve unir alguém a outro é o amor e este é poderoso e permanente: “O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta; o amor jamais acaba”(I Co 13.8,9a).

Texto adaptado.
Créditos: Sérgio Pires



Se você ainda não chegou a uma conclusão
ou quer acompanhar até o fim este estudo leia na próxima terça:

FICAR É NAMORO AVANÇADO, ONDE VALE TUDO
FICAR É A MODA ENTRE JOVENS E ADOLESCENTES.

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido