DERROTADOS PELO PECADO


Moisés foi o cara que saiu do Egito com o povo, passou pelo mar, andou pelo deserto, mas chegou o tempo de Moisés partir, agora o povo precisa de um novo líder, esse novo líder se chama Josué!

O povo tinha uma promessa, entrar numa terra que seria deles, e quem entrou nessa terra com o povo foi Josué. O cara tinha uma responsabilidade tão grande que Deus falou com ele assim: “Lembre da minha ordem: Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar” Josué1:9.

Um dos primeiros desafios de Josué como líder ao entrar na terra era lutar contra os povos que estavam naquela terra, lá existia uma cidade chamada Jericó que tinha muralhas e portões protegendo a cidade. Os povos daquela região já tinham ouvido do povo de Deus e estavam com medo:

- Eu sei que o SENHOR deu esta terra a vocês, os israelitas. Para dizer a verdade, todos nós estamos morrendo de medo. Soubemos que o SENHOR secou o mar Vermelho diante de vocês quando saíram do Egito. Também ficamos sabendo como, a leste do rio Jordão, vocês mataram Seom e Ogue, os reis dos amorreus, e destruíram os seus exércitos. Quando ouvimos essas coisas, perdemos a coragem e todos nós ficamos com muito medo por causa de vocês. O Deus de vocês, o SENHOR, é Deus lá em cima no céu e aqui em baixo na terra. Josué 2:9-11


A história de como Josué conseguiu destruir as muralhas já é bem conhecida, eles andaram em torno das muralhas durante seis dias e no sétimo dia eles marcharam sete vezes em torno dela, os sacerdotes tocaram as trombetas e as muralhas caíram. Hoje eu não quero falar dessa parte da história, quero falar de uma parte que talvez você não conheça.

No sétimo dia levantaram-se de madrugada e marcharam em volta da cidade sete vezes No mesmo dia. Foi só nesse dia que deram sete voltas em redor da cidade.
Na sétima volta, quando os sacerdotes acabaram de tocar as cornetas, Josué disse ao povo: - Gritem agora! O SENHOR Deus está entregando Jericó a vocês!
A cidade deve ser destruída, junto com tudo o que há nela, como oferta para Deus. Somente ficará viva a prostituta Raabe e a sua família porque ela escondeu os nossos espiões.
Mas não peguem em nada daquilo que vai ser destruído. Se ficarem com qualquer coisa que eu mandei destruir, vocês vão trazer desgraça e destruição ao acampamento israelita. Josué 6:15-18

Parecia tudo certo, entrar em Jericó, destruir a cidade, e continuar conquistando a terra prometida. Apenas parecia... Vamos ler o que aconteceu.

Deus havia ordenado ao povo de Israel que ninguém guardasse nada do que era para ser destruído, mas a ordem foi desobedecida. Acã escondeu algumas coisas, e por isso o Senhor ficou muito irado com os israelitas. Acã era filho de Carni, descendente de Zabdi e descendente de Zera, da tribo de Judá. Josué 7:1-2

Os Israelitas não sabiam disso, continuaram avançando e venceram a batalha contra Jericó. A próxima batalha seria na cidade de Ai, Josué então manda espiões para a cidade de Ai e os espiões voltam falando do que tinham visto lá:

Então voltaram e deram a Josué o seguinte relatório: Não é preciso que todo mundo vá. Mande só dois ou três mil homens atacarem Ai porque existe pouca gente lá. Josué 7:3

A batalha seria fácil, era uma cidade com poucos habitantes, o povo de Deus tinha vencido batalhas mais difíceis que essa. Mas o improvável aconteceu, a cidade de Ai derrotou os israelitas e ainda conseguiram matar alguns deles. Porque Israel perdeu uma batalha tão fácil? Onde estava o nosso Deus que nos prometeu dar a vitória? Agora os povos não mais temerão o nosso Deus! Perdemos uma batalha para aquela cidade tão pequena... Esses eram os pensamentos de Josué.

Josué entrou em profunda tristeza e foi perguntar a Deus porque aquilo tinha ocorrido, a resposta de Deus foi bem direta:

O povo de Israel pecou. Eles quebraram a aliança que haviam feito comigo, a aliança que eu mandei que gardassem. Ficaram com algumas coisas que eu mandei que fossem destruídas. Eles roubaram essas coisas, mentiram por causa delas e as colocaram no meio da bagagem deles. Josué 7:11

Sabe porque você, embaixador, tem perdido as batalhas contra o nosso inimigo? Sabe porque você não consegue vencer batalhas que parecem ser fáceis? Sabe porque você não consegue largar aquele vício que te afasta de Deus? Sabe porque você ainda não conseguiu se livrar da pornografia? Sabe porque você não consegue parar de mentir? Sabe porque você não consegue deixar a sua vontade e fazer a vontade de Deus? Porque existe na sua vida pecados escondidos e por isso você tem sido derrotado pelo pecado.

O povo perdeu uma batalha ganha por causa da desobediência. Porque pegar as coisas dos inimigos? Porque embaixador você continua pegando as coisas que vem do mundo e escondendo dentro de você? Porque que você continua ficando se você já entendeu que ficar é pecado? Porque que você continua colando na prova sabendo que isso é errado? Porque você continua xingando sabendo que isso não agrada a Deus? Deus não aceita que as coisas do nosso inimigo estejam no meio do povo dele.

Embaixadores, é sempre bom lembrar que pecado gera pecado: “[...]Eles roubaram essas coisas, mentiram por causa delas e as colocaram no meio da bagagem deles.”. Além de desobedecer a Deus nosso pecado nos leva a outro pecado, e este ciclo onde pecado gera pecado acaba gerando o afastamento da vontade de Deus e quando você vê você já está a quilômetros da vontade de Deus e perde batalhas bobas.

Outra coisa muito importante, quando estamos lutando em grupo o seu pecado prejudica todo ele, simplificando, quando você está na sua embaixada orando e batalhando por um objetivo, o seu pecado atrapalha o agir de Deus.

Sabe o que Deus mandou Josué fazer? Mandou Josué santificar o povo. Conselheiro, santifique-se e assim leve os seus meninos à santidade. Deus mandou Josué também dizer ao povo: “Israelitas, vocês estão guardando algumas coisas que eu mandei destruir. Enquanto não se livrarem delas, vocês não poderão enfrentar os inimigos.”

Acã contou o que havia feito, Josué mandou que alguns homens fossem à barraca de dele e acharam aquilo que havia sido roubado então tiraram do meio do povo aquilo que os levou à derrota.

Embaixadores e conselheiros, enquanto vocês não se livrarem daquilo que Deus mandou destruir, vocês perderão as batalhas.

Se você continuar lendo a história você vai ler que Acã foi morto, mataram ele a pedradas, mas com você não será assim, Jesus já morreu por você e hoje está vivo! Para você voltar a vence as batalhas você deve reconhecer que está pecando, se arrepender do seu pecado, confessar ele a Jesus, e como você já sabe: Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar.

Agora não perca mais tempo, fale com Deus onde você estiver, ele está querendo te ouvir.


Jullyander de Lacerda
Conselheiro da Embaixada Raimundo Fortunato

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido