AONDE FOI QUE EU ERREI?


Todos somos pecadores, isso você já sabe. Todos nós erramos, isso você já sabe. Todos nós somos imperfeitos, isso também você já sabe. Qual é a novidade do estudo de hoje então? Nenhuma!

Os sacerdotes do povo de Israel estavam fazendo algumas coisas que não agradavam a Deus, naquele tempo eles ofereciam animais para Deus perdoar os pecados do povo. Esses animais não poderiam ser quaisquer animais, vamos ler como deveriam ser os animais:

“Se ele [o israelita] oferecer um animal do seu gado para ser completamente queimado no altar, então deverá ser um touro sem defeito...” Levíticos 1:3a

Deveria ser um animal perfeito. Então vamos ler o que estava acontecendo de errado com os sacerdotes:

O Senhor Todo-Poderoso diz aos sacerdotes: - O filho respeita o pai, e o escravo respeita o Senhor. Se eu sou o pai de vocês, por que é que me vocês não me respeitam? Se sou o senhor de vocês, por que não me temem? Vocês me desprezam, mas mesmo assim perguntam: “Como foi que te desprezamos?” Foi com o alimento impuro que vocês me ofereceram no altar. E vocês ainda perguntam: “Como é que estamos te ofendendo?” Pois vocês me ofendem quando acham que têm o direito de profanar o meu altar. E me ofendem também porque pensam que não faz mal me oferecerem animais cegos, aleijados ou doentes! Pois procurem oferecer um animal desses ao governador! Acham que ele o aceitaria com prazer e atenderia os seus pedidos? Eu, o Senhor Todo-Poderoso, f alei.
Agora, sacerdotes, orem a Deus e peçam que ele nos abençoe. Mas será que ele vai atender quando vocês estão oferecendo ofertas como essas? Malaquias 1:6-9

Pelo que parece a coisa não estava muito boa não. Queria que você pensasse, hoje quem são os sacerdotes? Se você não sabe ou não se lembra vamos descobrir:

[Jesus] Fez de nós um reino de sacerdotes a fim de servirmos ao seu Deus e pai. Apocalipse 1:5a

Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. I Pedro 2:9a

Nós somos os sacerdotes, e qual é o sacrifício então? Naquela época eram os animais, e hoje? Vamos lembrar:

Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam como sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Romanos 12:1

Pronto, saímos do passado e estamos agora conversando sobre o presente, sobre o que está acontecendo na sua vida.

Embaixador, o que você tem oferecido a Deus? Uma vida dedicada? Claro que sim! Uma vida dedicada ao vídeo-game, uma vida dedicada à internet, uma vida dedicada à pornografia, uma vida dedicada à sua namorada, uma vida dedicada à sua vontade, uma vida dedicada ao futebol, uma vida dedicada a tudo, menos a Deus. E você ainda continua pensando que está tudo bem. Olhe a pergunta que Deus fez aos sacerdotes e que faz a você hoje: “Se eu sou o pai de vocês, por que é que me vocês não me respeitam? Se sou o senhor de vocês, por que não me temem?”.

E aí distante de Deus tudo parece mais difícil, parece não, é mais difícil. E então você fica se perguntando: Mas Deus eu sou embaixador, eu vou para a embaixada, eu decoro versículos, eu passo de posto, eu estou nos cultos, como foi que te desprezei? Aonde foi que eu errei?

E Deus te responde: Você me despreza com a sua vida, com o seu modo de agir no meio dos seus colegas, você não tem me representado como eu mereço, você não tem lido a Bíblia, você nem tem orado! Você me despreza quando está sozinho, me despreza com os seus pensamentos, me despreza quando lembra de mim apenas na hora de dormir!

Você tem desprezado a Deus quando sua escolha não é a vontade de Deus. Porque você prefere escolher as coisas que não são de Deus se você sabe aonde elas vão dar? Você é teimoso, e como você é teimoso... demora a ouvir a voz de Deus, demora a obedecer àquele que você chama de Rei, e ainda pensa que está certo.

Porque que para fazer as coisas que não são de Deus você sempre está pronto? Mas quando é pra Jesus você faz naquela má vontade, “nossa o culto ta demorando hoje né?”, mas você ficou de 16h até umas 18h vendo futebol no domingo, sem contar o tempo do facebook, do MSN...

Agora você percebeu no que você tem desprezado Jesus? Agora você percebeu aonde você está errando?

Paulo pede para nos oferecermos, sua vida como ela está hoje seria como um animal perfeito (que busca a perfeição), ou um animal cego, aleijado e doente? Olhe para dentro de si e veja o que você está oferecendo para o seu Deus, é isso mesmo que ele merece?

No finalzinho do texto de malaquias diz assim: Procurem oferecer um animal desses [cego, aleijado e doente] ao governador! Acham que ele o aceitaria com prazer e atenderia os seus pedidos? Agora, sacerdotes, orem a Deus e peçam que ele nos abençoe. Mas será que ele vai atender quando vocês estão oferecendo ofertas como essas?

Será que Jesus vai te atender quando você oferece a ele sua vida toda errada? É hora de concertar sua vida com Deus. É hora de admitir que está você está errando, não seja como os sacerdotes do livro de malaquias que falavam: Eu pecando? Eu sou sacerdote! Traduzindo: Eu pecando? Eu sou embaixador! Olhe para dentro de você, já tem tempo que o Espírito Santo de Deus está te incomodando por causa daquele pecado mas você ainda não teve a coragem de admitir que está errando, você não teve coragem de tentar mudar. Não perca mais tempo, comece a mudança hoje, fale com Jesus, não perca mais tempo não porque você já perdeu tempo demais até agora.


Jullyander de Lacerda
Conselheiro da Embaixada Raimundo Fortunato






 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido