FÉRIAS DE DEUS OU FÉRIAS COM DEUS?


Hoje nos vamos falar um pouquinho sobre Davi, é aquele mesmo que matou o gigante Golias, aquele o povo de Israel se orgulhava de sua valentia. “Saul matou mil; Davi matou dez mil”, assim cantavam as mulheres das cidades israelitas.

Pois bem, do menino que matou o gigante, Davi virou o rei. Ele, agora como rei, continuava batalhando e em todas essas batalhas Deus fez com que ele fosse vitorioso. Se você tiver a curiosidade de saber quais foram os povos que Davi batalhou e ganhou é só ler 2 Samuel capítulo 8 e 10.

Mas o que isso tem a ver com férias? É o que nós vamos ver agora, vamos ler alguns versículos de 2 Samuel capítulo 11:

11:1 Na primavera seguinte, época do ano em que os reis costumam sair para a guerra, Davi mandou que Joabe, os seus oficiais e o exército israelita fossem atacar os inimigos. Eles venceram os amonitas e cercaram a cidade de Rabá. Mas Davi ficou em Jerusalém.

Os oficiais do exército de Davi numa guerra e ele em Jerusalém, no seu palácio. Parece que Davi resolveu tirar umas férias, vamos ver o que aconteceu:

11:2-4 Uma tarde Davi se levantou, depois de ter dormido um pouco, e foi passear no terraço do palácio. Dali viu uma mulher muito bonita tomando banho.
Aí ele mandou que descobrissem quem era aquela mulher e soube que era Bate-Seba, filha de Eliã e esposa de Urias, o heteu. Então Davi mandou que alguns mensageiros fossem buscá-la. Eles a trouxeram, e Davi teve relações com ela.


É, pelo que parece Davi foi tentado e não resistiu à tentação. Nessas férias você será tentado, cuidado com os lugares que você irá frequentar nesse período, cuidado com suas amizades, fique atento! Com a gente acontece assim, quanto mais tempo a gente tem, parece que sobra menos tempo pra Deus, são tantas coisas para fazer nas férias: Vídeo-game, praia, pipa, futebol..., mas não se esqueça de Jesus. Reserve um tempo para Deus nas suas férias, tenha seu tempo com Ele, marque um horário que seja melhor para você, siga como um compromisso e não falhe no seu encontro com Jesus, olha o que Ele disse: “Vigiem e orem para que não sejam tentados. É fácil querer resistir à tentação; o difícil mesmo é conseguir. Mateus 26:41” Saiba que será muito difícil resistir às tentações se você não estiver conectado com Jesus.

Todo pecado tem conseqüência, voltando à história de Davi vamos continuar lendo 2 Samuel 11 e ver a conseqüência do pecado dele:

11:5 e depois descobriu que estava grávida e mandou um recado a Davi contando isso. (...)

Davi quis esconder o pecado dele, e como seus planos [de esconder o pecado] não estavam dando certo, ele então resolveu escrever para oficial do exército uma carta que dizia assim: “Ponha Urias [esposo de Bate-Seba] na linha de frente, onde a luta é mais pesada. Depois se retire e deixe que ele seja morto”. Urias morreu, Bate-Seba ficou sabendo de sua morte e ficou muito triste, mas depois de um tempo Davi a levou para o palácio e ela se tornou esposa de Davi e lhe deu um filho. No final de 2 Samuel 11:27 diz assim: “Mas o Senhor não gostou do que Davi tinha feito”

O pecado de Davi teve outras consequências, Deus enviou um profeta chamado Natã para mostrar a Davi o quanto ele tinha entristecido o Senhor, vamos ler:

“Então Natã disse a Davi: (...) É isto o que diz o SENHOR, o Deus de Israel: "Eu tornei você rei de Israel e o salvei de Saul. Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. (...) Por que é que você desobedeceu aos meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias fosse morto na batalha; (...) Portanto, porque você me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, sempre alguns dos seus descendentes morrerão de morte violenta E também afirmo que farei uma pessoa da sua própria família causar a sua desgraça. Você verá isso quando eu tirar as suas esposas e as der a outro homem; e ele terá relações com elas em plena luz do dia. Você pecou escondido, em segredo, mas eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.
Então Davi disse: - Eu pequei contra Deus, o SENHOR. Natã respondeu: - O SENHOR perdoou o seu pecado; você não morrerá. Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo SENHOR, o seu filho morrerá.
Aí Natã foi para casa. Então o SENHOR fez com que o filho de Davi e da mulher de Urias ficasse muito doente.” II Samuel 12:10-15

Escolha passar suas férias com Deus, com Ele do seu lado. Olhe o que aconteceu com Davi. Jesus perdoa nossas falhas, mas nossos pecados sempre tem consequências. Para concluir nosso estudo de hoje vamos ler o salmo que Davi escreveu confessando o pecado dele, talvez essa seja a hora do você confessar os seus pecados e começar suas férias ao lado de Jesus. Nessas férias escolha não tirar férias de Deus!


SALMO 51:1-17
Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim. Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
Purifica-me de todas as minhas maldades e lava-me do meu pecado.
Pois eu conheço bem os meus erros, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti eu pequei - somente contra ti - e fiz o que detestas. Tu tens razão quando me julgas e estás certo quando me condenas.
De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria.
Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade; e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
Não olhes para os meus pecados e apaga todas as minhas maldades.
Ó Deus, cria em mim um coração puro e dá-me uma vontade nova e firme!
Dá-me novamente a alegria da tua salvação e conserva em mim o desejo de ser obediente.
Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis, e eles voltarão a ti.
Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte, e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca, e eu te louvarei!
Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde; tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.




Jullyander de Lacerda
Conselheiro da Embaixada Raimundo Fortunato

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido