ATITUDE ENTRE EMBAIXADORES


“O importante é ter atitude!” Concerteza você já deve ter ouvido essa frase alguma vez na vida, ou alguma frase que tenha o mesmo sentido que essa. Ter atitude é algo muito difícil, é como querer caminhar e ter medo de dar o primeiro passo, esse primeiro passo é o que chamo de atitude. Vamos a um exemplo: Quando estamos gostando de alguma menina queremos muito ter uma atitude, falar com ela que gostamos dela, mas na hora não sai nada. Então você não teve atitude de falar com ela você planeja ligar, pega o telefone, demora a discar o número e quando ela atende desliga. De novo faltou a atitude. E aí você recorre ao MSN, porque lá é mais fácil falar. Atitude é algo que precisa de coragem.

Hoje vamos falar de atitude, sobre atitudes que temos que ter como embaixadores do Rei. Antes de continuar o estudo, convido você a parar e orar. Bora orar? (Ore aê então!)

Como é seu relacionamento com os meninos da sua embaixada? Com as pessoas da sua igreja. Vale lembrar que essas pessoas são nossos irmãos, porque somente aqueles que crêem em Cristo tornam-se filhos de Deus. “Porém alguns creram nele [Jesus] e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. João 1:12”

Vamos falar de atitude então? Vamos ler efésios 4:25-27: 
Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!
Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao Diabo oportunidade para tentar vocês.

ATITUDE ENTRE EMBAIXADORES (FILHOS DE DEUS)
O que o diabo quer é enfraquecer sua embaixada, sua igreja e ele começa a agir da seguinte forma: Um inventa uma coisa aqui, o outro passa a diante. Daí na embaixada tem um menino com raiva do outro e essa raiva levam os dois a pecar. Eu já vi casos de embaixadores da mesma embaixada saírem na porrada! Vi também casos de um menino ficar com raiva do outro por causa de menina... O reino de Deus é mais importante que isso e você como embaixador do Rei precisa tomar algumas atitudes.

A primeira é pedir desculpas o mais rápido possível, “...não fiquem o dia inteiro com raiva”. Se você estiver errado e sente no coração que deve pedir desculpas, tenha atitude! Não alimente sua raiva, e mesmo que você esteja certo vai lá se reconciliar com seu irmão.

“Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.” Colossenses 3:13.

Pedindo desculpas você não dará lugar ao inimigo, agora se você continuar alimentando a raiva no seu coração concerteza você vai pecar. Escolha então pedir perdão. Vamos aprender mais sobre atitudes entre irmãos lendo Romanos 14:13-16:

Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado.
Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele.
Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come.
Não dêem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.
E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos.

Nós temos também o costume de ficar criticando uns aos outros. Criticar por criticar não ajuda, só atrapalha e isso é ruim para sua família de embaixadores do Rei. Outra atitude que você deve tomar: parar de criticar! Criticar pra quê? Leva a algum lugar? Se você tem alguma coisa que está te incomodando em alguns dos seus irmãos, fale com ele, só você e ele, converse antes de ficar criticando. Tenho visto em algumas embaixadas alguns meninos que são excluídos por apresentarem um comportamento diferente (meio afeminado, quieto demais, usa roupas diferentes...) se na sua embaixada tiver alguém assim que tal parar de ficar zuando e criticando, pedir desculpas e ir conversar com ele?

Por isso paremos de criticar uns aos outros. Pelo contrário, cada um de vocês resolva não fazer nada que leve o seu irmão a tropeçar ou cair em pecado. 
Essa parte do texto é muito forte. Você já parou pra pensar que você pode estar levando alguém a tropeçar? Nem tudo que faz bem para você fará bem pro seu irmão da embaixada, tem coisas que para você não é muito importante, mas para o outro embaixador é, por exemplo: Você só usa calça para ir para a igreja, isso não quer dizer que quem vai de bermuda esteja pecando. Se você não acha legal moicano, isso não quer dizer que quem usa cabelo moicano é está errado. O texto de romanos continua assim:

Não dêem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.

Como diz o texto, Deus não está preocupado com essas ‘bobeirinhas’, Deus está preocupado com nossas atitudes, com nossa maneira de viver corretamente, viver em paz e com alegria. Para concluir queria ler com você Mateus 18:15:
Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão.
O que você prefere, ganhar o seu irmão de volta ou ficar alimentando essa raiva no seu coração? Talvez seja por isso que sua embaixada não sai do lugar, é embaixador com raiva de embaixador, embaixador com raiva de conselheiro, conselheiros que não se falam... Este é o tempo de você pedir desculpas, deixe seu orgulho de lado, vai lá, peça desculpas, se reconcilie. Tome atitude!


Jullyander de Lacerda
Conselheiro da Embaixada Raimundo Fortunato

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido