CARREGANDO UMA DÚVIDA


Na idade de embaixador o mais comum é ter dúvidas, qual profissão seguir? Será que meu namoro vai dar em casamento? Qual roupa devo ir ao culto hoje? Será que gosto daquela menina? São tantas as dúvidas que vou parar por aqui.

Hoje vamos falar de um dos discípulos de Jesus, vamos falar de Pedro. Tudo começou na vida de Pedro com o chamado de Jesus:
Andando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Eles estavam lançando redes ao mar, pois eram pescadores. E disse Jesus: “Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens”. No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram. Mateus 4:18-20 
Com você não foi diferente, um dia Jesus te chamou e você ouviu, aceitou o chamado dele e como Pedro começou a seguí-lo. Andar do lado do Rei dos reis, aprender com ele, ouvir suas palavras, ver seus milagres e porque não brincar com Jesus? Pedro andou e viveu com Jesus. Jesus até curou a Sogra de Pedro!
Jesus foi à casa de Pedro e viu a sogra dele de cama, com febre. Jesus tocou na mão dela, e a febre saiu dela. Então ela se levantou e começou a cuidar dele. Mateus 8:14-15
Mas parecia que Pedro tinha uma dúvida e carregou por muito tempo essa dúvida. Em um dia, depois de uma longa jornada (Mateus 13), Jesus resolveu ir orar sozinho e mandou que os discípulos continuassem a viajem, que era atravessar o mar da galiléia. No meio da noite, quando o barco já estava no meio do mar e os ventos e as tempestades estavam fortes chega um homem andando em cima da água! Era Jesus, que tinha acabado de orar e foi andando atrás dos discípulos. Os discípulos se assustaram e voltando a falar de Pedro, Pedro faz a seguinte proposta para Jesus:
Então Pedro disse: - Se é o senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o senhor está. - Venha! - respondeu Jesus. Pedro saiu do barco e começou a andar em cima da água, em direção a Jesus. Porém, quando sentiu a força do vento, ficou com medo e começou a afundar. Então gritou: - Socorro, Senhor! Imediatamente Jesus estendeu a mão, segurou Pedro e disse: - Como é pequena a sua fé! Por que você duvidou? Então os dois subiram no barco, e o vento se acalmou. E os discípulos adoraram Jesus, dizendo: - De fato, o senhor é o Filho de Deus! Mateus 14:28-33 
Os discípulos ouviram a voz de Cristo (Quando os discípulos viram Jesus andando em cima da água, ficaram apavorados e exclamaram: - É um fantasma! E gritaram de medo. Nesse instante Jesus disse: - Coragem! Sou eu! Não tenham medo! Mateus 14:26-27), mas a proposta que Pedro fez foi uma proposta carregada de dúvidas, será que é Jesus mesmo? Será que ele tem esse poder todo? Pedro carregava uma dúvida, prova disso é que ele quase se afogou porque estava sem fé no filho de Deus.

Pedro estava convencido de quem era Jesus, mas ele não tinha ainda experimentado de verdade quem era Jesus. Isso pode estar acontecendo com você, você entendeu o chamado de Deus, passou a freqüentar as reuniões da embaixada, os cultos, se convenceu de quem é Jesus, que Jesus é o melhor caminho, mas ainda não experimentou desse Jesus.

Um dia, quando Jesus estava falando de sua morte, Pedro deu uma de bonzão e começou a debater com Jesus. Quem não experimentou Jesus de verdade, não consegue compreender algumas coisas. Pedro estava contra a morte de Jesus!
Daí em diante, Jesus começou a dizer claramente aos discípulos: - Eu preciso ir para Jerusalém, e ali os líderes judeus, os chefes dos sacerdotes e os mestres da Lei farão com que eu sofra muito. Eu serei morto e, no terceiro dia, serei ressuscitado. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo, dizendo: - Que Deus não permita! Isso nunca vai acontecer com o senhor! Jesus virou-se e disse a Pedro: - Saia da minha frente, Satanás! Você é como uma pedra no meu caminho para fazer com que eu tropece, pois está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa. Mateus 16:21-23
Mais uma vez repito, Pedro carregava uma dúvida, talvez você esteja com essa dúvida: Quem é Jesus de verdade? Será que eu já experimentei Jesus? Olha embaixador se você estiver com esse tipo de dúvida eu preciso te dizer que Jesus ainda não é tudo na sua vida. Que você, como Pedro, está andando com Jesus, vendo os milagres, mas de fato não O conhece. Pedro dizia que amava Jesus, disse até que não ia traí-lo:
E Jesus disse aos discípulos: - Esta noite todos vocês vão fugir e me abandonar, pois as Escrituras Sagradas dizem: "Matarei o pastor, e as ovelhas serão espalhadas." Mas, depois que eu ressuscitar, irei adiante de vocês para a Galiléia. Então Pedro disse a Jesus: - Eu nunca abandonarei o senhor, mesmo que todos o abandonem. Mateus 26:31-33 
Mas, como você já sabe, Pedro traiu Jesus três vezes. Quantas vezes com você embaixador acontece a mesma coisa que aconteceu com Pedro. Quantas vezes você ficou com vergonha de dizer que você serve a Jesus? Será que você tem amado Jesus de verdade? Depois que Jesus morreu e ressuscitou ele se encontrou de novo com os discípulos e teve uma conversa a sós com Pedro. Jesus perguntou a Pedro se ele o amava, perguntou três vezes. As duas primeiras respostas de Pedro foram rápidas, do tipo: Poow Jesus você sabe que eu te amo! Mas na terceira Pedro pensou, refletiu e percebeu que alguma coisa estava errada e sua última resposta acabou com aquela dúvida que ele carregava.
Quando eles acabaram de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro: - Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? - Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! - respondeu ele. Então Jesus lhe disse: - Tome conta das minhas ovelhas! E perguntou pela segunda vez: - Simão, filho de João, você me ama? Pedro respondeu: - Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus lhe disse outra vez: - Tome conta das minhas ovelhas! E perguntou pela terceira vez: - Simão, filho de João, você me ama? Então Pedro ficou triste por Jesus ter perguntado três vezes: "Você me ama?" E respondeu: - O senhor sabe tudo e sabe que eu o amo, Senhor! E Jesus ordenou: - Tome conta das minhas ovelhas. João 21:15-17
Depois dessa experiência, Pedro se tornou um dos principais apóstolos: “Muitos acreditaram na mensagem de Pedro e foram batizados. Naquele dia quase três mil se juntaram ao grupo dos seguidores de Jesus. Atos 2:41”. Embaixador, Jesus está te perguntando agora se você realmente o ama, você ama Jesus? você tem experimentado Jesus? você tem alguma dúvida de quem é Jesus na sua vida? Como Pedro pare e pense, Jesus quer te usar! Entregue-se completamente a ele, ore agora, fale para Deus o que você está sentindo, tenha certeza ele vai te confortar, essa sua dúvida não vai existir mais e como Pedro você será usado poderosamente para levar a palavra de Jesus às pessoas que ainda não conhecem o nosso Rei.

Deus te abençoe!
Conselheiro Jullyander de Lacerda
Conselheiro da embaixada Raimundo Fortunato 

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido