O QUE É PECADO?


Quando eu tinha entre 14 e 15 anos percebia que as vezes não sabia o que era e o que não era pecado. Quando eu era mais novo ainda, me lembro que aprendi na EBD que pecado é tudo aquilo que desagrada a Deus. Então ficava pensando comigo mesmo, como saber o que desagrada a Deus? Hoje sei que essa resposta é simples: conhecendo Deus. Quando você conhece alguém você sabe o que ela gosta e o que ela não gosta, você convive com ela, você conversa com essa pessoa, você conta sua vida, enfim, para saber o que desagrada a Deus, você precisa conhecê-lo. É por isso que as vezes nós pecamos sem saber que estamos pecando, tudo isso porque nós não conhecemos a Deus. 

Talvez essa possa ser a sua dúvida: O que é pecado? Antes de continuar eu te convido a orar, não é esse texto que vai falar com você, é o Espírito Santo através desse texto, então ore.

Vamos ler Isaias 59:1-2, 9 e 12-13a
Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. Deus ainda não nos salvou, pois temos pecado, e por isso ele demora em nos socorrer. Procuramos a luz, mas só encontramos a escuridão; buscamos lugares claros, mas continuamos nas trevas. Temos pecado muito contra ti, ó Deus, e os nossos pecados nos acusam. Não podemos esquecer as nossas maldades; reconhecemos que somos culpados. Não temos sido fiéis, temos nos revoltado contra ti e nos afastado de ti, o nosso Deus.
Pecado é aquilo que me separa de Deus
(Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. v.2)

O primeiro sinal de quem está separado de Deus é desacreditar do poder de Deus e começar a duvidar daquilo que Ele é capaz de fazer. Pensamos que Deus perdeu sua força, oramos e não somos atendidos, buscamos e não encontramos nada, por isso nós desanimamos.

Quando estamos separados de Deus nós desanimamos e não sabemos mais o porquê que temos que orar, nos esquecemos de tudo o que Deus fez pela gente, nos esquecemos do seu poder, nos esquecemos que ele ouve, até porque nossas orações não são mais atendidas. E a conseqüência disso tudo é não querer ir mais ao culto ou na reunião da embaixada... a gente se esquece que foi na embaixada e na igreja que aprendemos sobre Deus, que vimos seu agir e que o ouvimos.

Quando estamos separados de Deus damos valor a tudo.. aos amigos, ao futebol do final de semana, à namorada, à internet, aos jogos... só não damos valor a Ele. Pecado é aquilo que nos separa de Deus: O que tem te separado de Deus? O que tem ocupado todo o seu tempo? O que tem ocupado toda a sua mente? Certamente agora você está pensando em muitas das coisas que te separam de Deus. Largue-as!


Pecado é aquilo que me acusa
(Temos pecado muito contra ti, ó Deus, e os nossos pecados nos acusam. Não podemos esquecer as nossas maldades v.12b)

O pecado te deixa feliz por momentos, mas depois te leva a uma tristeza muito grande, e toda hora ela martela em sua consciência o seu erro. O pecado te lembra do seu erro e então você se sente condenado, pensa que seu erro não tem concerto e por isso você não consegue largar o seu erro.

Embaixador, quando estamos fazendo algo de errado, parece somos avisados de que estamos fazendo algo errado. Mas então pensamos: Aaah, isso é coisa da minha cabeça, não tem nada a ver, não é pecado. Lembre-se sempre de uma coisa, o pecado nos acusa. Digo mais, o pecado nos acusa, nos condena, o pecado aprisiona. O pecado é como um chiclete, doce no início mas depois perde o gosto e fica difícil de mastigar.


Pecado é não ouvir a Deus
(reconhecemos que somos culpados. Não temos sido fiéis, temos nos revoltado contra ti e nos afastado de ti, o nosso Deus. v.12c-13)

O pior acontece quando somos incomodados por Deus, ele nos mostra o nosso pecado, Ele quer que a gente escolha parar de pecar e nós, então, escolhemos continuar pecando. A pior coisa é quando não ouvimos a Deus.
Marcos 3:29 Mas as blasfêmias contra o espírito Santo nunca serão perdoadas porque a culpa desse pecado dura para sempre.
O Espírito Santo nos convence do pecado. Se ele está te alertando e você vira as costas e continua pecando, você não quer ser perdoado! Obviamente você não terá o perdão. Não ouvir a Deus é uma escolha, mas é a pior escolha do mundo. Pelo que se percebe no texto o povo reconheceu a culpa.

Reconheça a sua culpa. "Temos pecado muito contra ti, ó Deus, e os nossos pecados nos acusam. Não podemos esquecer as nossas maldades; reconhecemos que somos culpados. Não temos sido fiéis, temos nos revoltado contra ti e nos afastado de ti, o nosso Deus."

Agora eu preciso te perguntar de novo: O que é pecado? O que tem te afastado de Deus? O quem te acusado? Porque você não tem ouvido a Deus?

Nós nos esquecemos que pecamos todos os dias, nossas orações diárias estão cheias de pedidos, agradecimentos mas nem sempre estão cheias de pedido de perdão. Experimente nessa semana confessar todos os seus pecados todos os dias. Comece agora então, feche seus olhos, Deus está te mostrando aquilo que está te afastando dele, confesse.

Se você quiser entrar em contato conosco por causa desse estudo, nosso e-mail é: contato@tenho5ideais.com

Deus te abençoe!

Jullyander de Lacerda
Conselheiro da embaixada Raimundo Fortunato

 
PORTAL TENHO5IDEAIS | Organização Missionária Embaixadores do Rei | Embaixada Raimundo Fortunato - PIB Vila Garrido